CORSET
Um pouco da historia da moda
(Antes de ler o post vá até o YT e ouça “Burlesque” da X-tina, pra entrar na vibe!)
Devotos! Abrimos com esse, uma série de posts sobre “História da Moda e Indumentária”. Esse assunto muito nos toca aqui na Fashion Church e queremos compartilhar com vocês algo que aprendemos ao longo desse tempo como adoradores da moda.
Esse primeiro post é sobre um elemento fashion que muita gente nutre amor e ódio: O corset. Faz um tempinho que essa peça tem sido encorporada à muitos estilos ( country e góticos),tornando-se assim uma peça versátil.
O que devemos nos atentar é que a peça tem grande apelo sexy e equilibrá-lo com peças mais neutras ( principalmente se o corset tiver muita informação).
Segundo o oráculo amplamente pesquisado e que está dentre as sagradas escrituras o corset basicamente é:
“Uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas metálicas e amarração nas costas. Essa peça tem como objetivo reduzir a cintura e manter o tronco ereto, controlando as formas naturais do corpo e conferindo a ele mais elegância. O Corselet é um tipo de espartilho que é usado por fora.
O Espartilho ou Corset surgiu por volta do século XVI, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no início do século XX quando foi inventado o sutiã. Nos anos 40 ela foi usada pelas Pin-ups e inspirou Christian Dior, que criou o New Look. Nos anos 60 o espartilho se tornou um acessório do fetiche. No início dos anos 80 alguns estilistas trouxeram de volta à moda peças que antes tinham sido relegadas ao fetiche e dentre elas estava o Espartilho. Esse revival não durou muito, em 1990 apenas poucos espartilhos apareciam em coleções de estilistas famosos. “Em 2010, o espartilho voltou à moda.”
Chanel nos matará por esse post, já que a própria odiava toda essa parte de apertar e em contra partida à isso desenvolveu peças mais larguinhas e que refutava qualquer coisa que não deixasse a mulher respirar. Com isso, a influência masculina tomou conta da maior parte de suas coleções. Mas voltando ao corset, ele ainda conquista o coração de muitas mulheres dentre elas muitas famosas.
Aqui no Brasil, há muitos estilistas que criam a partir dessa peça como Patrícia Nascimento e a ótima Madame Sher!! Vem ver quem adora dar uma apertadinha na cintura
Acreditamos que a maior referencia em se tratando de corset é Jean Paul Gaulter.
Desde os lindos corsets que ele fazia pra Madonna nos anos 90 até sua ultima
coleção,ele reafirma com muito talento todo o poder dessa peça!! O amor que ele
tem ao corset é tanto que ele até tem perfume envolvido por um...#corset
#gaultier
Por último um look que conquistou a todos na Fashion Church:
um vestido com corset datado dos anos 50 . Amamos mais que Twix!!
Bem ,
fieis, tha´ts all!! Espero que tenham gostado e não deixem de comentar!!
Num próximo post montaremos looks utilizando corset de forma bem moderna e nada
vulgar!
Que Chanel vos
proteja!!!
Por:
Ana Letícia Gonçalves
Ilma Sra. Madre Superiora da Fashion Church