sexta-feira, 21 de março de 2014


MODA, UM VÍCIO?
Como não cair no pecado do consumismo?



Quantas roupas você comprou esse mês? e quais delas você realmente precisaria ter comprado? qual o limite do consumo? se é que existe algum limite
Ao mesmo tempo que essas perguntas permeiam nossa tão atarefada mente, o fato de muitas vezes abrirmos o guarda roupa e não encontrarmos "nada para vestir", nos leva de volta para as lojas onde gastarmos metade da nossa renda em quilos de roupas mês apos mês! tornado-nos escravos desse ciclo vicioso.
VÍCIO, essa palavrinha mágica me levantou questões que necessitavam esclarecimento, então ávido por informações comecei minha pesquisa, com a seguinte pergunta "Moda vicia?" a resposta foi unânime: SIM, vicia e muito, estação após estação a industria da moda lança novidades e peças que tornam-se objeto de desejo de seus consumidores, a mídia ajuda a difundir essas novas propostas e nasce então um fenômeno chamado "Tendência", uma vez que você se olha no espelho e nele vê refletido as ultimas tendências, sente aquela sensação maravilhosa de estar atualizado e como diriam nossos avós "a la mode", como a fabulosa indústria da moda é extremamente mutável, tudo daqui 6 meses ou no máximo 1 ano estará desatualizado, com novas propostas e novos "mandamentos" a serem seguidos. o fato meus queridos, é que esse ciclo é um grande gerador de algo perigoso, chamado consumismo, que pode destruir com nossas contas bancarias, salário ou reservas de dinheiro, mas como fazer quando encontramos o sapato que praticamente implora pra ser comprado??
Compre-o ora!! haha mas com a consciência do que pode ou não pode ser gastado, o importante é não gerar uma divida impossível para nossos bolsos, se tem que comprar o sapato, cometa o pecado, mas não peque mais ainda comprando uma bolsa! (ou compre-a no próximo mês)


Uma dica extremamente valida de "economia fashion" é ter um estilo, evitando assim tornar-se escravo das tendências, quando você sempre se veste com o que te agrada, e o que te caracteriza, acaba comprando menos roupas do que quem esta sempre mudando junto com a moda, se você tem um estilo mais clássico, com peças atemporais, lisas e mono cromáticas, e todos estão usando blusa estilo "cigana", largas, cheias de desenhos e cores, por que vai comprar? entende? O mesmo pode ser dito pra que faz uso de um estilo étnico, com longas saias estampadas e colares, pulseiras e anéis com temas tribais, por que comprar um Tailleur estilo Chanel??? Ser fiel a um estilo é uma forma de economizar e ir com calma quando surgem novas tendências.


No entanto, Fashion-Angels, nada disso quer dizer que devemos parar de comprar roupas, muito pelo contrario, a indústria da Moda é uma das que mais geram empregos e movimentam a economia global, alem de nos deixar perfeitamente divonicos com suas fabulosas novidades estação apos estação, porem devemos ter um consumo consciente do que podemos ou não investir, ter um closet cheio de Prada, e uma gaveta cheia de contas compensa??
Continuem vestindo-se bem, continuem causando inveja, continuem investido em vocês mesmos, isso faz bem pro ego e auto-estima, mas nunca se esqueçam que a fatura do cartão não será tão gentil como o atendente da Zara!!


Que CHANEL vos proteja






Por:
Vinicius Lima
Papa da Fashion Church





Nenhum comentário:

Postar um comentário